domingo, 4 de maio de 2008

Anatomia de uma má distribuição de Linux - e uma proposta de critérios de avaliação.

ARTIGO:

O artigo “The Anatomy of a Crappy Linux Distro” apresenta um conjunto de critérios do autor para classificar distribuições que ele considera como de grau inferior, incluindo:

  • Não oferecer atualizações e correções de segurança
  • Ter baixo desempenho apesar de usar componentes mais leves
  • Tentar parecer o Windows ou o Mac OS X
  • Sacrificar o desempenho em prol da beleza

No artigo “O que é uma distribuição de Linux, integrante da FAQ do BR-Linux, eu apresento a definição que uso para a palavra “distribuição”, para uso aqui no BR-Linux: “Distribuição é um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto.”

Por esta definição, não dá de afirmar que determinados reempacotamentos e iniciativas de vida curta não chegam a ser uma distribuição, mas eu também propus alguns critérios de classificação que permitem avaliá-las.

A versão atual foi aperfeiçoada durante o trabalho de conclusão da minha pós (que foi em Implantação de Software Livre), e tem foco exclusivamente nas demandas do usuário - e não em outros aspectos, como diferencial estratégico, por exemplo. Os critérios não são exaustivos, e estão na forma de perguntas abertas, porque assim a avaliação fica a cargo de quem estiver analisando, usando seus próprios referenciais.

  1. Esta distribuição suporta todo o meu hardware e minha demanda de processamento?
  2. Ela inclui os pacotes de software de que necessito?
  3. O processo de instalação e configuração está de acordo com minhas aptidões?
  4. Ela tem documentação, treinamento e serviços em um idioma que eu entendo?
  5. O suporte prestado (gratuito ou pago) atende minhas necessidades?
  6. Há uma comunidade de usuários da qual eu possa participar?
  7. Ela lança atualizações de segurança (freqüentemente|quando necessário)?
  8. Ela tem bom histórico de atualizações regulares? Continuará sendo atualizada?
  9. Ela é (livre|grátis|disponível a preço aceitável)?

Sob um conjunto de critérios objetivos, todas as distribuições podem competir em pé de igualdade, e você pode selecionar a que pontuar melhor nos critérios que fizerem mais sentido para a sua situação específica.

E, francamente, nem todas as distribuições atendem a todos eles. Mas às vezes seus autores as criam para atender a critérios próprios, e cabe apenas aos usuários avaliar se têm interesse nelas ou não.

Saiba mais (br-linux.org).

Nenhum comentário: