sábado, 14 de junho de 2008

Porque existem tão poucas mulheres no Linux?


Surfando pela net achei essa pergunta interessante:"Porque existem tão poucas mulheres no Linux?" então veja algumas das resposta.

Mulheres permanecem fora do Linux pelas mesmas razões que permanecem fora da computação em geral, mais algumas poucas razões específicas ao Linux. Muitos livros e artigos excelentes tem investigado este tópico em especial, mas nós apenas resumimos as razões principais de por quê mulheres evitam a computação como um todo. Nós também desmascaramos algumas teorias comuns sobre mulheres afastarem-se da computação em geral.

- Mulheres são menos confiantes

Mulheres subestimam seriamente suas habilidades em muitas áreas, mas especialmente com respeito a computadores. Um estudo sobre este tópico é "Undergraduate Women in Computer Science: Experience, Motivation, and Culture":
http://www-2.cs.cmu.edu/~gendergap/papers/sigcse97/sigcse97.htm

- Mulheres tem menos oportunidades de terem mentores ou amigos

Como muitas outras áreas, computação é muito mais simples de ser aprendida quando você tem amigos ou mentores para perguntar e formar uma comunidade. Entretanto, por várias razões, homens geralmente tendem a serem mentores e se tornarem amigos de outros homens. Quando o desequilíbrio entre os sexos é tão grande quanto o que existe na computação, mulheres encontram-se com poucas ou nenhuma outra mulher para compartilhar seus interesses. Enquanto mulheres tem amigos homens e mentores homens, é muitas vezes mais difícil para mulheres encontrarem uma comunidade e então encaixarem-se nela. Muitas mulheres deixam a área que teriam permanecido se fossem homens.


Veja a reportagem completa:
link

Um comentário:

Marï disse...

Eu sou uma mulher no Linux!!
Mas concordo com a pesquisa no ponto de: "Mulheres tem menos oportunidades de terem mentores ou amigos".
É difícil achar alguém que venha mostrar-nos algo sobre o Linux, se tratando de mulher é mais difícil ainda!

beijos.